Um Estranho No Ninho

Um Estranho No Ninho
Um papagaio de pirata cheio de dentes, que provocou um mistério

Biodiversidade ameaçada

Biodiversidade ameaçada
O ano internacional da biodiversidade, 2010, não é até agora um momento de boas notícias. O que esperar?

Orcas. Assassinas Ou Vitimas?

Orcas. Assassinas Ou Vitimas?
TV Oceanos. No Discovery Channel o documentário fascinante sobre essa bela criatura

Toda a força do Atlântico

Toda a força do Atlântico
O mar e suas facetas. Viver no mar nem sempre é fácil e agradável

A SITUAÇÃO DOS TUBARÕES

sábado, 17 de abril de 2010

Por André Augusto - 

Em parte provocada pela visão deturpada e antiga dos tubarões como feras assassinas, acompanhada muitas vezes por um medo irracional e a pouca simpatia da opinião pública não tem favorecido em nada as poucas ações e tentativas de esclarecimento e conscientização sobre o problema dos tubarões.


Na verdade, os tubarões são as grandes vítimas impotentes da pesca comercial que vem sendo empreendida há muitas e muitas décadas. Atualmente, a cada ano, de 50 a 100 milhões de tubarões são capturados no mundo todo. Ainda que tenham sobrevivido ao mais devastador cataclisma do planeta, que levou os dinossauros à extinção, os tubarões não estão conseguindo sobreviver à ação predatória do homem, pois nunca enfrentaram tamanha ameaça à sua futura existência, como a que vem ocorrendo nos últimos anos. A exploração descontrolada e gananciosa, representada pela pesca predatória, para obtenção da cartilagem (cápsula de cartilagem) e das barbatanas (sopa de barbatana), e pela sobrepesca, está ultrapassando a capacidade de renovação ou recuperação da fauna marinha.

Infelizmente, o esgotamento dos estoques naturais de muitas espécies de tubarão já é uma realidade bem perceptível. Nas duas últimas décadas, as populações de algumas espécies pescadas em todos os oceanos já foram reduzidas em até 89%, beirando o colapso. Das 88 espécies de tubarões ocorrentes em nosso litoral, 33 estão em uma das três listas de espécies ameaçadas de extinção. Ou seja já são 37,5% de espécies ameaçadas. Isso nos dá a exata dimensão do problema que estamos enfrentando.

0 comentários:

 

2009 ·Oceanos by TNB