Um Estranho No Ninho

Um Estranho No Ninho
Um papagaio de pirata cheio de dentes, que provocou um mistério

Biodiversidade ameaçada

Biodiversidade ameaçada
O ano internacional da biodiversidade, 2010, não é até agora um momento de boas notícias. O que esperar?

Orcas. Assassinas Ou Vitimas?

Orcas. Assassinas Ou Vitimas?
TV Oceanos. No Discovery Channel o documentário fascinante sobre essa bela criatura

Toda a força do Atlântico

Toda a força do Atlântico
O mar e suas facetas. Viver no mar nem sempre é fácil e agradável

SURF E A PRESERVAÇÃO DOS OCEANOS

sábado, 26 de junho de 2010

Por Leco Schain - 
Em meio a tanta gente com discursos preparados sobre proteção à natureza, ao longo dos anos um grupo vem fazendo um trabalho silencioso e constante. Muitas vezes sem alardes e com uma bem vinda discrição.

É o pessoal do Surf.

Nascido no berço dos reis polinésios tendo o seu espírito talhado dentro dos mais profundos oceanos e cultuado por súditos do Planeta inteiro, o surf é o esporte que possibilita o resgate da percepção ambiental dos seus praticantes com a natureza. 

Ao dirigir-se ao mar pela primeira vez qualquer surfista admira o tamanho e a grandiosidade daquela imensidão azul de água salgada e no poder e força das suas ondas que chegam as costas dos continentes sem parar, trazendo e levando a vida.

Quando tocado o pé na água para a prática do esporte inicia-se o processo da reintegração com a natureza através do mar, ou seja, educação ambiental por meio do surf.

A base da relação “homem-mar” se garante devido ao respeito que o surfista cultua pelos oceanos. O seu envolvimento com os meios biológicos cumpre um caminho de retorno à natureza, desta maneira esse processo começa a ser intenso e misterioso, uma relação de reverência e compreensão.

Os surfistas se percebem como membros de uma comunidade que se funde com a natureza e que devem respeitá-la para garantir a permanência da cultura do surf sobre a terra.
Trecho de texto escrito para o Ecobservatório

0 comentários:

 

2009 ·Oceanos by TNB